terça-feira, 14 de dezembro de 2010

George Clinton processa Black Eyed Peas por uso indevido de sample em canção


A banda Black Eyed Peas está sendo processado por George Clinton. O cantor e compositor preencheu um processo judicial multi-milionário de infração de diretos autorais na Califórnia por conta de remixes que a banda fez em 2003 para a canção "Shut Up", que Clinton diz conter elementos de sua faixa "(Not Just) Knee Deep".
O músico afirma que nunca assinou um contrato e que não concordou com nenhum dos termos para que fosse usado o sample --de uma música do álbum "Uncle Jam Wants You", de 1979, de sua banda Funkadelic-- pelo Black Eyed Peas, e que mesmo após ser notificado, o grupo --que conta com os membros Will.i.am, Fergie, Taboo e Apl.de.ap-- lançou outra versão da música com o sample de "(Not Just) Knee Deep" na edição de luxo do álbum "The E.N.D."
.O processo diz que o remix vendeu 8,5 milhões de cópias em vinil, formatos digitais e no DVD "Love From Sydney to Vegas" e pede US$ 150 mil por violação, além de uma proibição de futuras distribuições da música.
George também afirma que só ficou sabendo do uso do sample após ser contactado por um produtor associado ao grupo, que perguntou se eles poderiam "limpar" a música para usá-la em 2009."
(Not Just) Knee Deep" já foi utilizada anteriormente por artistas como De La Soul, LL Cool J, MC Hammer, Snoop Dogg e 2Pac.
George disse recentemente que prefere outros artistas contemporâneos ao Black Eyed Peas, e que seus favoritos são Eminem e Rihanna. "Eu previ que eles seriam grandes estrelas. Eminem foi capaz de se redefinir e fico orgulhoso disso. Quando ouvi pela primeira vez 'SOS', da Rihanna, fiquei muito feliz. E ela conseguiu ser bem sucedida duas vezes mais e não parou desde então".

Nenhum comentário:

Postar um comentário